• Início
  • Blog
  • Como encontrar o melhor óleo diesel para gerador

Como encontrar o melhor óleo diesel para gerador

O óleo diesel oferece um desempenho superior se comparados à outros combustíveis. Por conta disso, é amplamente utilizado no Brasil e no mundo. Entre suas diversas aplicações, temos motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) de automóveis, furgões e ônibus. Além disso, também é bastante comum na indústria para o abastecimento de motores de energia que, por sua vez, são utilizados na indústria, no comércio e até mesmo em residências. O abastecimento de geradores é o que garante o bom funcionamento do equipamento, um combustível de grande potencial energético e de boa qualidade é essencial. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Nacional e Biocombustíveis, principal órgão regulador, estabelece os usos dos tipos de de diesel S500 e S10, ambos derivados do petróleo mas com diferenças entre eles. Hoje, veremos como encontrar o melhor tipo de óleo diesel para gerador.

Geradores e o uso do diesel como combustível

Sem nos darmos conta, geradores tem uma grande importância quando nos referimos ao dia a dia das grandes cidade. Eles são os responsáveis por garantir o funcionamento de diversos lugares, como hospitais, shoppings, grandes indústrias, obras e eventos. Em resumo, esse equipamento realiza a conversão de energia mecânica, química ou solar em energia elétrica. Geradores de energia a gás, diesel, eólico ou gasolina, tem suas diferenças e um determinado tipo pode ser mais eficaz para uma situação específica. Geradores a diesel são mais comuns, por serem mais potentes são mais propícios para um trabalho contínuo, também em relação ao preço do diesel tendem a ser mais rentáveis. A maioria destes equipamentos são alimentados por óleo diesel. Ainda que seja o combustível mais utilizado, o diesel se degrada quando armazenado por período superior a 30 dias, podendo danificar componentes metálicos do sistema de injeção de combustível do motor. Portanto, ao adquirir combustível para fazer com que um gerador funcione, é preciso ficar de olho no tipo de óleo diesel, sua qualidade, e se está em conformidade com a legislação brasileira.

Tipos de Óleo Diesel para gerador

No mercado brasileiro os tipos mais comuns de diesel encontrados são o Diesel S500 e o Diesel S10. A diferença entre eles, é basicamente seu teor de enxofre, adotado como indicador do tipo de óleo diesel e da sua qualidade. O Diesel S500, é assim conhecido por conter 500mg/kg ou ppm (partes por milhão) de teor máximo de enxofre, também chamado nos postos de combustível, por Diesel comum, este não apresenta nenhum tipo de aditivo, mas, recebe adição obrigatória (Resolução ANP nº 45/2012) de corante vermelho, para diferenciá-lo da versão menos poluente. É o mais utilizado no país e bastante acessível através de postos de gasolina.

O Diesel S10, é o combustível menos poluente, possui um teor de enxofre de no máximo, de 10 mg/kg, além disso tem 8% de Biodiesel em sua composição e é proibida a adição de corante ao óleo diesel S10.

Quando falamos de óleo diesel para geradores é importante olharmos para a quantidade de enxofre que contém no combustível, isso porque, além de o enxofre ser poluente do meio ambiente e prejudicial para os seres humanos, equipamentos movidos a diesel, devem ter seu uso moderado, uma vez que, se acumulado no motor, o enxofre pode afetar a eficiência térmica do equipamento e deteriorando o mesmo.

**Abastecimento de óleo diesel para Gerador, qual escolher? **

A Agência Nacional do Petróleo - ANP, estabelece as seguintes aplicações do diesel S10 e S500: • Veículos automotivos • Máquinas agrícolas • Máquinas de construção • Máquinas industriais

Ou seja, abrange em suas resoluções apenas os motores a diesel de veículos automotores, sem muitas menções ao seu uso em geradores. No entanto, agências reguladores defendem o uso de óleo diesel com menor número de enxofre na sua composição,pois além de menos poluente, sua qualidade e, consequentemente, o seu desempenho tendem a serem melhores. Sendo assim, o diesel S10 é hoje o mais aconselhável para uso em geradores de energia. Com baixa emissão de poluentes, o S10 também possui melhor desempenho quando comparado ao diesel S500, uma vez que seu índice de cetano é maior (48 contra 42 do S500).

Outros cuidados importantes Além dos tipos de óleo diesel para gerador, seu abastecimento também vai depender de múltiplos fatores, como a fonte de energia, a potência do gerador, e o tempo que ficará ligado. É ideal identificar qual o combustível recomendado para seu gerador de acordo com as instruções do fabricante ou da empresa que faz a manutenção do equipamento, evitando, assim, danos no motor.

Por esse motivo, quando falamos no abastecimento de motores, é muito importante contar com um TRR, Transportador-Revendedor-Retalhista, responsável por fornecer combustível dentro das normas de segurança que prevê a legislação brasileira. Conheça o Grupo Sol e tenha acesso ao abastecimento de óleo diesel para gerador de qualidade e em 24 horas.

Referências:

ANP ANP BR

https://www.luminuseletricidade.com.br/qual-melhor-diesel-para-motor-de-gerador-de-energia#:~:text=De%20modo%20que%20o%20diesel,fixado%20em%2010%20mg%2Fkg. https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/7074/1/Arquivototal.pdf

Ver Comentários
PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO