Diesel S10

5 fatos e mitos sobre o óleo diesel

O óleo diesel leva o título de combustível mais utilizado no Brasil. Isso porque ele possui desempenho superior a outros produtos, sendo a melhor alternativa para ônibus, trens, caminhões, transportes marítimos, máquinas agrícolas, geradores de energia, entre outros.

Devido a sua popularidade, é comum que existam muitos mitos sobre suas propriedades, afinal, seu nome ainda é bastante associado a veículos ou motores antigos, poluentes, lentos e caros. No entanto, a tecnologia avançou não só para os motores, como também para o combustível.

Produto da destilação do petróleo, o óleo diesel é composto por uma combinação de carbonos, nitrogênio, enxofre e oxigênio e recebeu seu nome por conta de Rudolf Diesel, um engenheiro alemão que desenvolveu um método para estudar a reação química na mistura de oxigênio e óleo.

Abaixo listamos os 5 principais fatos e mitos sobre o óleo diesel que você precisa saber.

Motores a diesel duram mais e são mais econômicos

Fato. Os motores que funcionam a diesel duram mais, pois além de mais robustos que os motores a gasolina, ele é desenhado com peças mais resistentes e maior capacidade para óleo e fluido de radiador.

Ainda, devido a potência e características do combustível, é preciso menores rotações para gerar a mesma quantidade de energia, causando menor desgaste de peças móveis e por ser um óleo fino, atua como lubrificante dentro do cilindro.

Em relação à economia, por funcionarem com ignição por compressão, os motores a diesel possuem taxa de expansão de queima mais alta e melhor controle de temperatura, resultando em maior eficiência.

Geradores ou veículos movidos a diesel podem ser até 40% mais eficientes do que os movidos a gasolina.

O óleo diesel tem enxofre em sua composição

Fato. O diesel é obtido a partir da destilação do petróleo, tendo em sua composição hidrogênio, átomos de carbono, nitrogênio, oxigênio e uma pequena concentração de enxofre.

Esses elementos são responsáveis pela cor e odor do combustível e, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o teor de enxofre é reconhecido mundialmente como indicador para o tipo de óleo diesel.

A concentração desse composto é, inclusive, o que define o Diesel S10 e S500, por exemplo.

O diesel polui mais que os outros combustível

Mito. Apesar de ser uma ideia muito difundida, os motores mais modernos possuem tecnologias de ponta como catalisadores e filtros, tornando a emissão de poluentes praticamente nula.

Além dos motores, uma série de normas e regulamentos para o controle de emissão de gases poluentes promoveram enorme avanço na qualidade do combustível. Hoje, o óleo diesel comercial possui biodiesel em sua composição, um produto renovável.

O diesel comercial, que antes possuía 2.000 partículas por milhão de enxofre, hoje possui apenas 500 (Diesel S500) e 10 (Diesel S10).

Diesel funciona melhor que gasolina em grandes altitudes

Fato. Os motores a gasolina funcionam em uma proporção específica de combustível e ar. Logo, onde o ar é mais rarefeito, como em grandes altitudes, eles precisam adicionar menos combustível para o funcionamento ideal, afetando o desempenho.

Já os motores movidos a diesel possuem turbocompressores que bombeiam mais ar para as câmaras de combustão, independente das condições do ar. Assim, mais combustível é injetado nas câmaras e seu desempenho não é afetado.

O óleo diesel possui validade

Fato. Apesar de não haver um prazo fixo ou data limite para a validade do óleo diesel, após certo período o combustível começa a perder suas propriedades, prejudicando seu rendimento e formando a borra.

Se armazenado corretamente, o diesel permanece em seu estado ideal por no máximo 2 meses. Isso acontece devido à concentração de biodiesel em sua composição, que aumenta sua capacidade de absorver água, e, consequentemente, a capacidade da proliferação de microorganismos no combustível.

Os microorganismos, como bactérias ou fungos, influenciam diretamente na quantidade de enxofre presente, composto necessário para a lubricidade do diesel. Sendo assim, mais enxofre será consumido para eliminar a contaminação e menor será a sua capacidade de lubrificação, diminuindo seu prazo de validade.

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