• Início
  • Blog
  • CNPE aprova aumento na mistura de biodiesel no diesel vendido no Brasil
Diesel S10

CNPE aprova aumento na mistura de biodiesel no diesel vendido no Brasil

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou um aumento para 12% da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel vendido no Brasil, a partir de abril de 2023.

A proposta estabelece um cronograma de elevação gradual da mistura, com o objetivo de incentivar a produção de biocombustíveis no país.

Benefícios da mistura de biodiesel no diesel

A adição de biodiesel na composição do diesel traz inúmeros benefícios para o meio ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes e contribuindo para a redução do efeito estufa. Além disso, o biodiesel é um combustível renovável e produzido a partir de fontes de energia mais limpas, como a soja, o girassol e o dendê, gerando empregos e renda para os brasileiros.

Com a elevação gradual da mistura de biodiesel, a produção nacional de biodiesel deve aumentar significativamente, passando de 6,3 bilhões para mais de 10 bilhões de litros anuais entre 2023 e 2026. Isso também deve reduzir a importação de óleo diesel em até 4 bilhões de litros em 2025.

Papel do Conselho Nacional de Política Energética

O CNPE é um órgão de assessoramento do Presidente da República para formulação de políticas e diretrizes de energia. Além do Ministério de Minas e Energia e do Ministério da Agricultura e Pecuária, o conselho conta com a participação de outros ministérios, como Fazenda, Transportes, Casa Civil, Relações Exteriores, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Cidades e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A decisão do CNPE em aumentar a mistura de biodiesel no diesel reflete a importância de se buscar alternativas mais sustentáveis e limpas na produção de energia. A medida também incentiva a produção de biocombustíveis no Brasil, gerando empregos e renda para os brasileiros, além de contribuir para a redução dos impactos ambientais.

Fonte: gov.br

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Tipos de diesel: do Diesel A ao HVO, entenda quais são e suas características

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO