• Início
  • Blog
  • Quais são os tipos de óleo diesel disponíveis no Brasil?
Diesel S10

Quais são os tipos de óleo diesel disponíveis no Brasil?

O óleo diesel é um produto inflamável derivado do petróleo, composto basicamente por hidrocarbonetos e baixas proporções de enxofre, nitrogênio e oxigênio. Essa combinação resulta em um líquido oleoso, pouco volátil, límpido e com odor característico.

Devido a suas características e alta potência, o diesel é amplamente utilizado em veículos pesados, ferroviários, veículos marítimos, equipamentos agrícolas e geradores de energia, sendo hoje o combustível mais utilizado no Brasil.

Além do maior desempenho para máquinas e motores que exigem mais força, o óleo diesel também oferece outras vantagens em relação aos demais combustíveis, como a economia no consumo.

Mas você sabia que existem diferentes tipos de óleo diesel disponíveis no mercado? Conhecê-los é essencial para quem precisa do combustível para o seu trabalho, afinal, além dos valores, existem diferenças entre eles que podem impactar o desempenho dos motores. Ou seja, há diferentes aplicações para cada variação do óleo diesel.

Continue a leitura para entender quais são os tipos de óleo diesel e suas diferenças.

O que é e como é feito o óleo diesel?

O óleo diesel é um combustível obtido do petróleo e recebeu esse nome em homenagem a Rudolf Diesel, um engenheiro alemão que inventou um meio mecânico para explorar a reação química originada da mistura de óleo e do oxigênio no ar, capaz de produzir uma explosão quando sob pressão.

Para entender do que o diesel é feito, é importante lembrar o que de fato é a sua matéria-prima: o petróleo. Formado pela decomposição de restos de vegetais, plantas, algas e animais ocorrida há milhões de anos, ele é composto por nitrogênio e carbono, apresentando várias formas físicas devido a sua alta energia.

Não só o diesel é derivado do petróleo, como também diversos outros produtos, como a gasolina, asfalto, querosene, entre outros. E para chegar a tais estados, ele passa por um processo de destilação fracionada (refino), onde é aquecido até entrar em estado de ebulição, se transformando em vapor e entrando nas colunas de destilação.

A partir daí, é feito um tratamento e combinação das frações para dar origem ao produto desejado.

Quais os tipos de óleo diesel disponíveis no mercado?

Devido a sua versatilidade, é esperado que o óleo diesel precise de diferentes composições para atender a diferentes motores.

As classificações são determinadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e de acordo com o tipo de diesel desejado, são adicionados ou não os aditivos específicos para cada produto, respeitando as legislações vigentes.

Abaixo estão os principais tipos de óleo diesel disponíveis no mercado atualmente. Entenda as diferenças e as recomendações de uso.

Biodiesel

Para começar a entender as características de cada um, é importante pensar que existe o diesel feito através do refino do petróleo e o biodiesel, fabricado a partir de fontes renováveis, como óleo de soja e gordura animal, que pode ser utilizado em qualquer motor movido a óleo diesel.

O biodiesel é adicionado ao óleo diesel comercial obrigatoriamente desde 2008. Os percentuais variam conforme a legislação, com a intenção de reduzir o impacto ambiental, já que ele não emite gases poluentes.

Atualmente, para o ano de 2022 a mistura será de 10%. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), é previsto que a quantidade aumente gradualmente nos próximos anos, chegando a 15% em 2023, de acordo com a resolução nº 16, de 2018.

Diesel tipo A e tipo B

Agora que você sabe o que é o biodiesel, vale ressaltar que devido a composição, o óleo diesel pode ser classificado em dois tipos, segundo a Resolução ANP nº 42 de 16/12/2009.

O Diesel tipo A é o combustível proveniente dos processos de refinaria do petróleo sem a presença de biodiesel em sua composição. Essa categoria não está disponível para comercialização no país.

Já o Diesel tipo B contém a adição de biodiesel em concentração determinada pela legislação vigente. Os representantes mais comuns desse tipo são o Diesel S500 e o Diesel S10.

Diesel S500

A principal diferença entre os óleos diesel disponíveis no mercado é a quantidade de enxofre por milhão presente em sua composição.

O Diesel S500 recebe esse nome devido à concentração de enxofre, que corresponde a 500 partes por milhão. Ele carrega o teor máximo de enxofre e tendo seu nível de cetano mínimo de 42, o que significa maior atraso de ignição e menor combustão comparado ao seu parceiro, o S10.

Sua cor tende ao vermelho devido a adição de corante para a diferenciação, e é indicado principalmente para motores fabricados até 2012, que eram preparados para a maior concentração de enxofre.

  • Características técnicas:

Teor de enxofre: 500 ppm; Coloração: Avermelhado; Número de Cetano: 42.

Diesel S10

Já o Diesel S10 possui apenas 10 partes de enxofre por milhão, ao contrário dos 500 do Diesel S500. Em outras palavras, isso significa maior desempenho na ignição, no consumo e no cuidado com o motor. Por isso, ele é o mais recomendado, especialmente em geradores e veículos modernos.

Além disso, ele possui número de cetano igual a 48, oferecendo melhor capacidade de combustão e tem maior capacidade solvente de sujeiras, devido à maior presença de hidrogênio.

Se o veículo ou motor for produzido a partir de 2012, o uso do S10 é obrigatório por lei, além de ser eletronicamente incompatível com o S500.

  • Características técnicas:

Teor de enxofre: 10 ppm; Coloração: Amarelado; Número de Cetano: 48.

Diesel Marítimo

Destinado a embarcações de pequeno e médio porte, além de motores auxiliares de grandes embarcações, o diesel marítimo se difere dos citados anteriormente pela propriedade chamada ponto de fulgor.

Enquanto o diesel automotivo tem o valor mínimo de 38 ºC, para o marítimo esse número é acima de 60 ºC. Para a concentração de enxofre, o valor pode chegar a 0,5%.

  • Características técnicas:

Teor de enxofre: 5000 ppm; Coloração: Amarelada; Número de Cetano: 40.

Sol Diesel: combustível de qualidade por delivery

Seja qual for o tipo de óleo diesel, nós sabemos que a qualidade do combustível é item fundamental para garantir a eficiência do seu trabalho. Por isso, nós trabalhamos ativamente na apuração do diesel com testes de laboratório que certificam sua procedência.

E para realizar o abastecimento em todo o estado de São Paulo, nossa frota possui veículos que se utilizam da melhor tecnologia possível para a redução na emissão de poluentes, com bico de abastecimento, contador de volumes e rastreados via GPS.

A SOL Diesel está preparada para atender qualquer demanda de volume, mesmo que fracionado, nas mais difíceis situações de entrega.

Clique aqui e solicite orçamento!

Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre o óleo diesel e seus cuidados!

Aproveite e leia também: Petrobras anuncia novo aumento no valor do óleo diesel

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO