• Início
  • Blog
  • Concentração de biodiesel no diesel continua em 10% até março de 2023
Diesel S10

Concentração de biodiesel no diesel continua em 10% até março de 2023

Com o argumento da previsibilidade e garantia no abastecimento, o Ministério de Minas e Energia (MME) optou por manter a mistura de 10% de biodiesel no diesel até dia 31 de março de 2023, segundo decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em reunião feita no dia 21 de novembro.

No entanto, segundo o CNPE, a partir de abril do ano que vem, a mistura pode subir para 15%, a fim de cumprir o previsto no programa do biodiesel, criado em 2018.

O órgão ainda indicou que pode haver rotas tecnológicas de produção, abrindo espaço para inserção do novo Diesel RX, da Petrobras, que tem apenas 5% de material renovável.

O setor de biodiesel não gostou da notícia, visto que já havia conseguido apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para que o diesel RX da Petrobras não fosse adotado no programa de mistura ao diesel, por não ser totalmente renovável.

Equipe da transição de governo defende aumentar mistura de biodiesel no diesel em 2023

Enquanto isso, integrantes do governo de transição defendem que o percentual obrigatório de biodiesel no diesel deve aumentar no próximo ano.

Segundo o senador Jean Paul Prates (PT-RN), coordenador de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do governo de transição, o objetivo é usar o período de transição de 90 dias estabelecido pelo atual governo para discutir o aumento do percentual.

Segundo Prates, não houve nenhuma objeção por parte do grupo de Minas e Energia do governo de transição para a prorrogação. A ideia é usar o período para definir o calendário de aumento da mistura.

"[O período de transição] vai ser de até 90 dias, para a gente poder resolver dentro do novo governo o que vai fazer. Nos 90 dias se discute isso, provavelmente voltar a escala de crescimento da mistura", afirmou o senador.

O senador também disse que a nova tabela pode sair antes de março, em fevereiro ou mesmo em janeiro. E que o objetivo é sim ao voltar ao crescimento escalonado da adição obrigatória, como estava previsto na política do RenovaBio, interrompida pelo atual governo.

Fonte: CNN Brasil; G1

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Petróleo vê maior baixa do ano após anúncio de aumento da produção da Opep+

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO