• Início
  • Blog
  • Como funciona a entrega de combustível à domicílio em São Paulo?
Diesel S10

Como funciona a entrega de combustível à domicílio em São Paulo?

A entrega de combustível à domicílio é procurada por diversos segmentos na cidade de São Paulo: seja para abastecer veículos pesados como ônibus e caminhões, que fazem o transporte de pessoas e cargas; por indústrias que precisam de combustível para manter seus motores e geradores funcionando,e não parar a produção; ou embarcações que também precisam do fornecimento de óleo diesel.

Esse combustível é obtido da destilação fracionada do petróleo. Sua composição é complexa, derivada da combinação de hidrocarbonetos oxigênio, enxofre e nitrogênio. Apresenta toxidade média e é inflamável. Devido à essas características, o óleo diesel transportado de forma irregular pode ocasionar explosão, incêndio e poluição por derramamento em solo ou água.

No Brasil, o transporte de diesel fora do tanque é ilegal e pode gerar sanções administrativas e penais. Por esse motivo, as atividades relativas ao abastecimento nacional de combustíveis é regulamentada e deve ser realizada por empresas autorizadas e certificadas para este fim. Neste artigo vamos explicar como funciona a entrega de óleo Diesel em São Paulo.

TRR – o transportador autorizado

O Transportador Revendedor Retalhista (TRR) é o transportador autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) através da Resolução ANP nº 8 / 2007, que estabelece os requisitos e normas necessárias para atividades como a entrega de combustível a domicílio. Um transportador autorizado de diesel é sempre a melhor opção para o fornecimento em qualquer ocasião e para qualquer fim, pois são eles que garantem a qualidade do produto transportando e entregando o combustível com segurança.

A importância da Licença de Operação da Cetesb na entrega de combustível a domicilio.

A Licença de Operação é uma licença ambiental obrigatória a todas as empresas que possuem operações e atividades que possam interferir nas condições do meio ambiente. No estado de São Paulo, o licenciamento é obrigatório desde 1976 e feito pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

O derramamento de óleo diesel pode causar poluição e contaminação do solo ou água, sendo assim, empresas que realizam atividades de armazenamento e comércio de combustíveis líquidos derivados de petróleo devem possuir a licença ambiental para operar. Caso contrário, correm o risco de receber advertências e até sanções, como a interrupção do seu funcionamento.

A influência da Restrição de Circulação em São Paulo

A Zona de Máxima Restrição de Circulação - ZMRC é a área do Município de São Paulo com restrição ao trânsito de caminhões nas zonas de comércio e de serviços, conforme o Decreto nº 56.920/16.

Veículos que fazem o abastecimento de combustível no estado de São Paulo, necessitam de autorização especial para rodar na ZMRC porque transportam produtos perigosos que se enquadram na Resolução nº 420 da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. Sendo assim, necessitam estar inscritos no Cadastro dos Transportadores de Produtos Perigosos - CTPP e portar a Licença Especial para Transporte de Produtos Perigosos - LETPP.

Com as licenças, a entrega de combustível à domicílio pode atender a qualquer consumidor, permitindo que possamos atender qualquer entrega, mesmo que fracionada, nas mais difíceis situações.

Seja pequenos, médios ou grandes consumidores, a entrega de combustível a domicílio tem por finalidade levar ao destino final o necessário de óleo diesel, para grupos geradores, máquinas e veículos.

Em São Paulo, o abastecimento de combustível tem as suas particularidades, principalmente em relação às normas ambientais e de segurança. Seu descumprimento pode gerar sanções administrativas e penais.

Agora você já sabe, quando precisar de diesel, lembre-se da importância de contratar um transportador autorizado (TRR), além de verificar a idoneidade da empresa e se ela possui as certificações de segurança e demais normas estabelecidas pela ANP. Garantindo assim na entrega de combustível à domicílio um produto de qualidade e dentro das diretrizes de segurança.

Conte com o Grupo Sol.

Com frota adequada a toda a legislação vigente, o Grupo Sol possui veículos modernos, contribuindo com a redução na emissão de poluentes, além de garantirmos entregas rápidas, de forma profissional e confiável.

Referência:

https://cetesb.sp.gov.br/licenciamento/arquivos/S694.pdf http://www.cetsp.com.br/perguntas-frequentes.aspx#Caminh%C3%B5es https://www.gruposol.com.br/entregas-de-oleo-diesel http://www.grupounipetro.com.br/blog/2020/07/09/servico-trr-e-seus-beneficios

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO