• Início
  • Blog
  • Petróleo se estabiliza um ano após guerra na Ucrânia
Diesel S10

Petróleo se estabiliza um ano após guerra na Ucrânia

A invasão da Ucrânia pela Rússia teve um impacto significativo no mercado global de petróleo. Os preços atingiram níveis recordes, levantando preocupações sobre a oferta global do recurso e a possibilidade de sanções afetarem a indústria.

No entanto, um ano após o início do conflito, os preços estão se estabilizando próximo aos patamares pré-guerra.

Pressão nos preços do petróleo após a invasão da Ucrânia

O preço do petróleo Brent subiu para mais de 100 dólares por barril após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Especialistas previam uma realidade permanente com preços acima de 130 dólares, mas felizmente isso não ocorreu.

Porém, a oferta global de petróleo já enfrentava dificuldades para atender à demanda crescente antes do conflito.

Fatores que contribuíram para a queda dos preços do petróleo

Um ano após o início do conflito, o preço do petróleo caiu para cerca de 80/85 dólares por barril. A desaceleração econômica causada pelo aumento dos juros globais, as paralisações ocorridas na China e a valorização do dólar tiveram um impacto negativo sobre as commodities, como o petróleo.

Além disso, o aumento na produção de petróleo pelos Estados Unidos e Opep+ ajudou a controlar o preço do recurso nos últimos meses.

Perspectivas futuras para o mercado global de petróleo

A oferta mundial de petróleo deve exceder a demanda até o primeiro semestre de 2023, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

No entanto, a demanda pode se recuperar rapidamente e a produção russa pode ser interrompida, mudando o equilíbrio para déficit.

As sanções afetaram a indústria petrolífera da Rússia, mas o país conseguiu manter a produção e exportações em níveis satisfatórios, apesar da queda na receita fiscal devido ao teto aplicado ao petróleo russo.

Fonte: Veja

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Preço do óleo diesel cai em 8,8% nas refinarias

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO