• Início
  • Blog
  • 6 mitos e verdades sobre óleo diesel para geradores que você deve saber
Diesel S10

6 mitos e verdades sobre óleo diesel para geradores que você deve saber

Composto basicamente por uma combinação de carbonos, nitrogênio, enxofre e oxigênio, o óleo diesel é um combustível líquido derivado do petróleo. Embora bastante utilizado no Brasil em transporte de cargas e de passageiros, assim como em embarcações, na indústria e na geração de energia, seu uso ainda gera dúvidas. Conheça alguns mitos e verdades a respeito do óleo diesel para geradores.

Óleo diesel não tem validade

Esse é um dos grandes mitos que precisam ser esclarecidos. Existe, sim, uma vida útil e sua utilização após o prazo de validade pode oxidar e causar danos nos geradores no momento da queima. Para uma maior durabilidade vale a pena conferir a procedência do diesel e armazenar da maneira correta.

O uso de óleo diesel para geradores requer maior manutenção

Mito! Geradores à diesel tem maior tecnologia envolvida e, consequentemente, maior durabilidade. Sua manutenção tende a ser cerca de 10% mais cara quando comparada à manutenção de outros motores. No entanto, quando feitas de maneira correta e preventiva garantem a sua eficiência.

O diesel é pouco utilizado no Brasil

Mito! Apesar de no Brasil carros de passeio serem proibidos de utilizar óleo diesel, segundo a Portaria nº.23, de 06 de junho de 1994 do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC). Caminhões e ônibus, por exemplo, utilizam o diesel para se mover pelas estradas. Além disso, o óleo é utilizado como fonte de energia para uma série de equipamentos como geradores.

É o combustível mais econômico.

Sim! geradores a óleo diesel são bem mais econômicos do que motores movidos a outros combustíveis como gasolina. E ainda que esse dado possa mudar com o tempo, podemos falar que o Diesel é mais barato.

Existe mais de um tipo de diesel no Brasil.

Verdade! Há três categorias de óleo diesel comercializadas no Brasil. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelece três categorias de óleo diesel comercializadas no Brasil, sendo: o de uso rodoviário (S10 e S500), para veículos e máquinas; o não rodoviário (S1800), que se destina aos transportes ferroviários e à geração de energia elétrica, e há ainda um terceiro usado para embarcações que é chamado de marítimo DMA/DMB.

Combustível de maior durabilidade

Com maior tecnologia envolvida, geradores movidos a óleo diesel tendem a ter maior durabilidade e performance quando comparados à motores que utilizam outro tipo de combustível. É importante lembrar que a sua duração depende de cuidados e manutenção adequada.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre alguns mitos e verdades que envolvem o uso do óleo diesel para geradores. Esse combustível possui tecnologias mais modernas, é econômico, tem maior durabilidade e consequentemente eficiência.

Referências:

http://www.anp.gov.br/petroleo-derivados/155-combustiveis/1857-oleo-diesel https://autoesporte.globo.com/carros/colunistas/post-coluna/2015/09/vantagens-e-desvantagens-do-diesel.ghtml

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO