• Início
  • Blog
  • AIE prevê aumento na oferta e demanda por petróleo
Diesel S10

AIE prevê aumento na oferta e demanda por petróleo

A Agência Internacional de Energia (AIE) afirmou em relatório mensal, publicado no dia 14 de dezembro, uma resposta melhor que a previsão à crise de energia na Europa e a resistência econômica entre grandes economias da Ásia.

Sediada em Paris, a entidade projetou que haverá um crescimento da demanda por petróleo para 2022 em 140 mil barris por dia (bpd), a 2,3 milhões de barris por dia. Já para 2023, foi elevado a expectativa para a alta na demanda, em 100 mil bpd, a 1,7 milhão de bpd.

A AIE ainda acrescentou que a demanda global por gasoil, um combustível mais usado para abastecer maquinário industrial, superou as expectativas em boa parte do mundo.

Inverno e economia na China são responsáveis

Os países da Europa enfrentam temperaturas mais baixas e uma grave crise de energia, além de preços elevados de gás natural. Assim, a população tem optado pelo gasoil, entre as empresas industriais.

Enquanto isso, há sinais de que a China pode reabrir sua economia mais cedo que o previsto, o que fez a AIE elevar suas expectativas para a demanda do país por petróleo.

Ainda em 2022, a AIE projetou que a demanda total por petróleo seja de 99,9 milhões de barris por dia, alta de 100 mil bpd ante o relatório do mês passado. Já para o ano que vem, espera-se que a demanda total esteja em 101,6 milhões de bpd, 300 mil bpd a mais que na projeção do mês anterior.

Países fora da OCDE respondem pela maior parte da demanda

Em parte, devido à melhora no quadro para a economia chinesa, no momento em que ela começa a retirar restrições contra a pandemia da Covid-19, os países de fora da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) respondem pela maior parte da demanda extra.

A demanda de fora da AIE deve ser 200 mil bpd mais forte que o projetado no mês passado, tanto em 2022 quanto em 2023. A agência diz que a demanda total de fora da OCDE por petróleo deve ficar em 53,8 milhões de bpd neste ano e em 55,2 milhões de bpd em 2023.

Já para os países da OCD, a AIE manteve suas projeções de demanda por petróleo para 2022 em 46,1 milhões de bpd e elevou para 46,5 milhões de bpd para 2023.

Oferta global também sobe

A AIE ainda subiu sua projeção para a oferta global de petróleo. Em 2022 e também em 2023, as altas foram de 100 mil bpd, levando as expectativas para 100 milhões de bpd e 100,8 milhões de bpd, respectivamente.

Por outro lado, a AIE disse que a oferta de petróleo recuou em novembro pela primeira vez em cinco meses, com grandes produtores do Golfo Pérsico, membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), reduzindo sua oferta em linha com o plano do grupo e aliados (Opep+) para apoiar os preços.

Fonte: CNN Brasil

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Biodiesel B10 segue até março, segundo o CNPE

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO