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Biocombustíveis têm potencial para diminuir a demanda de diesel em 30 bilhões de litros até 2030

O uso de biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, tem se destacado como uma solução eficaz para reduzir as emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) no setor de transporte do Brasil.

Um recente relatório da consultoria global de estratégia e gestão Oliver Wyman, intitulado "Como os Biocombustíveis Podem Acelerar a Descarbonização", revelou projeções surpreendentes sobre como a ampliação desses biocombustíveis pode contribuir significativamente para as metas de redução de emissões do país até 2030.

Este artigo explora os cenários propostos no relatório e os impactos potenciais dessas mudanças no uso de biocombustíveis no Brasil.

Cenários de Descarbonização

O setor de transporte brasileiro é um dos principais emissores de gases de efeito estufa (GEE), e a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis pode ser uma estratégia fundamental para o cumprimento das metas estabelecidas na Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (NDC) ao Acordo de Paris. O relatório da Oliver Wyman apresenta três cenários de descarbonização:

Cenário Atual:

  • Etanol: O aumento do consumo de etanol, passando de 33% para 66% nos carros flex existentes, poderia resultar em uma redução de 11,6 MtCO2eq até 2030.
  • Biodiesel: Mantendo o ritmo atual, a mistura de biodiesel poderia chegar a 20% em 2030, o que representaria uma redução adicional de aproximadamente 7,1 MtCO2eq.
  • Diesel Renovável: A introdução de um mandato de mistura de 5% de diesel renovável (RD/HVO) poderia diminuir as emissões em 7,2 MtCO2eq em um cenário moderado.

Cenário Moderado:

  • Etanol: No cenário moderado, se 100% dos motores flex consumissem etanol até 2030, e as vendas de veículos flex atingissem 80%, o Brasil poderia reduzir 24,9 MtCO2eq, exigindo que a produção de etanol representasse 62% do abastecimento de veículos leves.
  • Diesel Renovável: Com a implementação de um mandato de mistura de 10% de RD/HVO, a demanda por RD/HVO aumentaria significativamente, potencialmente substituindo 3,5% da demanda de diesel em 2030.

Cenário Acelerado:

  • Etanol: Neste cenário, um aumento mais rápido no consumo de etanol e uma maior adoção de veículos flex poderiam resultar em uma redução de 24,9 MtCO2eq.
  • Diesel Renovável: A implementação de um mandato de mistura de 10% de RD/HVO poderia levar à substituição de 3,5% da demanda de diesel em 2030.

Os biocombustíveis, como o etanol, biodiesel e diesel renovável, têm o potencial de desempenhar um papel significativo na redução das emissões de gases de efeito estufa no setor de transporte brasileiro até 2030.

Os cenários apresentados no relatório da Oliver Wyman destacam a importância de promover o uso desses biocombustíveis como parte das estratégias de descarbonização do país.

Com a implementação dessas medidas, o Brasil poderá não apenas atingir suas metas de redução de emissões, mas também contribuir de maneira significativa para os esforços globais de combate às mudanças climáticas.

Fonte: Notícias Agrícolas

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Especialistas afirmam que preços dos combustíveis devem continuar em alta

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