• Início
  • Blog
  • Petrobras produz 5,8 milhões de litros de Diesel R5 em abril
Diesel S10

Petrobras produz 5,8 milhões de litros de Diesel R5 em abril

A Petrobras lançou o Diesel R5, um combustível com 5% de conteúdo renovável, como parte do Programa de BioRefino da empresa. O objetivo do programa é atender à crescente demanda por combustíveis sustentáveis e contribuir para a transição energética global.

Neste artigo, examinamos o Diesel R5, suas propriedades e impacto ambiental, bem como o plano da Petrobras para aumentar a produção de biocombustíveis nos próximos anos.

O que é o Diesel R5

O Diesel R5 é um combustível produzido a partir de uma mistura de derivados de petróleo e matérias-primas vegetais, como óleo de soja. Ele é uma alternativa sustentável ao diesel convencional, com uma redução de emissões de pelo menos 60% em comparação com o diesel mineral.

Além disso, o Diesel R5 pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções, sem a necessidade de adaptações nos motores dos veículos, o que garante a estabilidade e desempenho dos motores.

Impacto ambiental do Diesel R5

A produção do Diesel R5 reduz a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

Em abril de 2023, a Petrobras produziu 5,8 milhões de litros de Diesel R5, o suficiente para abastecer o tanque de até 19.300 ônibus convencionais, gerando uma redução de emissões de cerca de 610 toneladas de gases de efeito estufa.

Plano de aumento de produção de biocombustíveis da Petrobras

A Petrobras prevê multiplicar em seis vezes sua capacidade de produção de Diesel R5 no horizonte de seu Plano Estratégico 2023-2027. Para isso, a empresa irá estender a produção do biocombustível para outras refinarias. Até o fim deste ano, a expectativa é ampliar a capacidade da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, para mais 2,4 bilhões de litros.

Outra medida será iniciar a produção desse combustível na Refinaria de Cubatão (RPBC), em São Paulo, com potencial de até 700 milhões por ano. Até 2027, a empresa pretende implantar uma unidade dedicada à produção de Bioqav (querosene de aviação) e diesel 100% renovável (diesel R100) na RPBC, bem como adequações para o coprocessamento do Diesel R em outras refinarias.

Outras iniciativas de produção de biocombustíveis

Além da Petrobras, outras empresas também estão investindo na produção de biocombustíveis. Recentemente, a Refinaria de Mataripe, na Bahia, anunciou que vai investir R$ 12 bilhões nos próximos dez anos na produção de diesel verde (HVO) e querosene de aviação sustentável (SAF) 100% renováveis.

A expectativa é produzir 1 bilhão de litros por ano, o que vai reduzir em até 80% as emissões de CO2 com a substituição do combustível fóssil.

Fonte: CNN Brasil

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Banco Mundial prevê queda de 21% nos preços globais de commodities em 2023

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO