• Início
  • Blog
  • Diesel no Brasil com preços abaixo do nível internacional
Diesel S10

Diesel no Brasil com preços abaixo do nível internacional

Recentemente, a Petrobras anunciou uma redução nos preços da gasolina e do diesel, levando a uma situação em que os valores praticados no Brasil estão abaixo da paridade de importação.

Esse movimento tem sido observado pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), que destaca a desvantagem das importações no momento.

Preços competitivos no mercado interno

Desde meados de abril, os preços do diesel e, principalmente, da gasolina nas refinarias da Petrobras estavam acima da paridade de importação, permitindo oportunidades para aquisições de combustíveis no exterior.

No entanto, a partir de quarta-feira (17), houve uma redução de 12,6% nos preços desses combustíveis nas refinarias estatais, tornando-os mais competitivos no mercado interno. Comparativamente, o diesel está 8% mais barato em relação ao Golfo do México, enquanto a gasolina apresenta uma redução de 4%.

O desafio do gás de cozinha

Apesar da redução nos preços dos combustíveis líquidos, o Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie) destaca que o gás de cozinha (GLP) manteve um prêmio em relação ao preço externo. Isso afeta principalmente o valor do botijão de 13 quilos, um item essencial para muitas famílias.

Segundo o Cbie, a gasolina vendida no Brasil estava custando 15% menos que a comercializada no exterior, enquanto o diesel apresentava uma redução de 9%. No entanto, o gás de cozinha permanece 27,27% mais caro em relação ao mercado internacional, deixando margem para uma possível queda no preço.

Fonte: CNN Brasil

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Petrobras aprova nova estratégia comercial para preços de combustíveis

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO