• Início
  • Blog
  • Petrobras aprova nova estratégia comercial para preços de combustíveis
Diesel S10

Petrobras aprova nova estratégia comercial para preços de combustíveis

No dia 15 de maio, a Diretoria Executiva da Petrobras aprovou uma nova estratégia comercial para a definição de preços de diesel e gasolina. Essa nova política encerra a dependência dos valores em relação ao preço de paridade de importação.

Confira a seguir os principais aspectos dessa estratégia, que prioriza o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras como referências de mercado.

Custos Alternativos do Cliente e Valor Marginal para a Petrobras

A estratégia comercial da Petrobras agora considera o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a empresa.

O custo alternativo do cliente abrange opções de suprimento por fornecedores que oferecem produtos similares ou substitutos. Por sua vez, o valor marginal para a Petrobras é baseado nas diversas alternativas de custo para a empresa, incluindo produção, importação e exportação do produto.

Essas premissas visam estabelecer preços competitivos por polo de venda, alcançar uma participação adequada da Petrobras no mercado, otimizar seus ativos de refino e obter rentabilidade de forma sustentável.

Benefícios e Compromisso com os Consumidores

De acordo com a empresa, essa nova abordagem de precificação visa manter preços competitivos, garantir a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico e preservar a sustentabilidade financeira a longo prazo.

Ao evitar repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores brasileiros, a Petrobras busca oferecer maior previsibilidade aos clientes, evitando oscilações abruptas de preços.

Essas decisões sobre os preços continuarão sendo tomadas pelo Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados, e diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

Com essa nova estratégia, a Petrobras procura alinhar sua atuação com o mercado, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso com a geração de valor e a sustentabilidade financeira de longo prazo.

Fonte: Agência Brasil

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Petrobras produz 5,8 milhões de litros de Diesel R5 em abril

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO