• Início
  • Blog
  • Como fazer a medição de combustível em um tanque?
Diesel S10

Como fazer a medição de combustível em um tanque?

Saber a dimensão dos tanques de combustível é importante, visto que o óleo diesel é essencial no funcionamento dos negócios em geradores, automóveis e obras. Porém, a medição do tanque pode identificar outras questões, como vazamentos.

Possíveis vazamentos podem, além de desperdiçar produto, prejudicar o meio ambiente. Logo, a verificação do tanque deve ser feita regularmente para manter o controle dos níveis de combustível.

A seguir nós vamos te ajudar a fazer a medição de combustível no tanque, seja em postos de gasolina, empresa ou outros tipos de tanque.

Por que medir o tanque de combustível?

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determina que o nível do tanque de combustível deve estar entre o percentual de 0,6%. Logo, se passar desse volume, há risco de vazamento. Esse é um dos motivos para realizar a medição regularmente.

Saiba mais sobre a instrução normativa da ANP.

Em caso de vazamentos, além de perder combustível, ele tende a contaminar o solo e lençol freático. Trazendo dores de cabeça para o processo de descontaminação, que é demorado e custa caro.

Outros fatores podem ser combatidos com a medição, visto a diferença entre o volume do tanque e os registros podem vir de diversos motivos. Entre eles, aparelhos de medição e bombas descalibradas, presença de água no tanque, evaporação e outros.

Como fazer a medição do tanque de combustível?

O avanço da tecnologia trouxe novos sistemas de medição, como o eletrônico, que oferece resultados mais precisos, além de monitoramento em tempo real e otimização da gestão de estoque.

Porém, os métodos tradicionais continuam sendo importantes em casos de imprevistos ou até confirmar possíveis falhas no eletrônico.

Confira abaixo as duas formas de medição.

Medição tradicional/manual

Visto que nem todos os tanques têm tamanho padronizado, verifique primeiramente a capacidade máxima do tanque a ser medido.

Então, em uma haste ou vareta lisa e comprida faça, com uma caneta, as marcações em ¾, ½ e ¼ em seu comprimento.

Agora, mergulhe a régua até o fundo do tanque e, ao retirá-la, verifique até onde ela ficou úmida. O resultado será a proporção entre a marcação e a capacidade total do tanque.

Esse método não oferece dados precisos, apenas aproximado. Somente tecnologias digitais podem entregar melhores resultados.

Medição eletrônica/automática

Com a medição eletrônica, todo o processo é feito de maneira automatizada, evitando assim a possibilidade de erros humanos e os dados são extremamente exatos.

Esse sistema é capaz de gerar relatórios em tempo real que, além de oferecer a análise do nível de tanque, também evitam possíveis danos causados por vazamentos, que são identificados precocemente.

Sol Diesel: combustível de qualidade e entrega rápida

Procurando um fornecedor de confiança? Nós sabemos que a qualidade do combustível é item fundamental para garantir a eficiência do seu trabalho. Por isso, nós trabalhamos ativamente na apuração do diesel com testes de laboratório que certificam sua procedência.

E para realizar o abastecimento em todo o estado de São Paulo, nossa frota possui veículos que se utilizam da melhor tecnologia possível para a redução na emissão de poluentes, com bico de abastecimento, contador de volumes e rastreados via GPS.

A SOL Diesel está preparada para atender qualquer demanda de volume, mesmo que fracionado, nas mais difíceis situações de entrega.

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Isenção de impostos sobre combustíveis é prorrogada até o fim de 2023

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO