• Início
  • Blog
  • Biodiesel: compra direta supera demanda prevista, segundo a ANP
Diesel S10

Biodiesel: compra direta supera demanda prevista, segundo a ANP

O biodiesel é um combustível sustentável, derivado de matéria-prima de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais, tendo como fonte principal a soja. Ele pode ser utilizado para substituir o óleo diesel e, por lei, está presente na mistura do próprio diesel.

Desde 2005 sua comercialização era através de leilões. No entanto, o modelo de venda direta, onde distribuidoras compram diretamente dos produtores, entrou em vigor no dia 1º de janeiro.

Já no primeiro bimestre de 2022 a demanda de negociações entre distribuidoras e produtores foi maior que o estimado pela ANP, demonstrando o sucesso da compra direta.

Volume negociado é cerca de 36% superior à demanda prevista

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou que a demanda de compra de biodiesel direto com os produtores totalizaram 957 milhões de litros para o abastecimento no primeiro bimestre deste ano.

O volume representa cerca de **36% a mais que o estimado para o período do ano e seu objetivo é atender o percentual de mistura obrigatória ao óleo diesel, que permanece 10% em sua concentração.

“A contratação acima da demanda estimada demonstra o sucesso do novo modelo de comercialização já no primeiro bimestre de sua vigência, com a adesão maciça dos distribuidores de combustíveis e dos produtores, garantindo o abastecimento ao consumidor final em todo o território nacional”, diz a ANP.

Biodiesel no diesel: concentração segue em 10% em 2022

Apesar da perspectiva de aumento da concentração de biodiesel na mistura do diesel, o governo federal decidiu reduzir a porcentagem obrigatória em 2022.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) divulgou a manutenção do teor de 10% de biodiesel no diesel, com o objetivo proteger os interesses do consumidor quanto ao preço, qualidade e oferta dos produtos.

Para tentar conter o aumento dos preços de combustíveis no Brasil, a redução aconteceu porque 71% da composição do biocombustível é de óleo de soja — matéria-prima que também ficou mais cara na pandemia devido ao aumento da demanda mundial e à alta do dólar.

Continue acompanhando nosso blog e entenda mais sobre o óleo diesel.

Aproveite e leia também: Combustíveis: por que o diesel é mais barato que a gasolina?

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO