• Início
  • Blog
  • Fumaça no escapamento? Saiba as principais causas
Diesel S10

Fumaça no escapamento? Saiba as principais causas

Todos os motores movidos a diesel, sejam veículos ou geradores, não devem emitir fumaça visível no escapamento. Esse pode ser um indício de que alguma coisa pode estar errada em seu funcionamento ou até no abastecimento.

É fundamental que você preste atenção nesses detalhes no dia a dia para evitar maiores complicações e, possivelmente, gastos maiores.

No caso da fumaça, existem três tipos que podem ser vistos saindo pela tubulação em caso de problemas. Confira a seguir quais as principais causas de cada um e dicas para evitar tais problemas.

Em motores recentes a fumaça é mais preocupante

Primeiramente, vale lembrar que os motores a diesel mais recentes, especialmente os fabricados de 2012 em diante, têm injeção por duto único. São popularmente conhecidos como eletrônicos ou pelo termo em inglês, common rail.

Hoje ocupam a maior parte dos motores em funcionamento e exigem óleo diesel com menos partes de enxofre por milhão, como o S10.

Esses veículos ou geradores com esse tipo de injeção são precisos e nunca vão soltar fumaça visível pelo escapamento, ao contrário dos mais antigos que podiam exibir pouca fumaça preta.

Levando esses novos motores em consideração, vamos aos tipos de fumaça.

- Fumaça branca

Se o escapamento estiver exibindo fumaça branca, é sinal que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão.

No motor há diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Logo, isso acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida.

Além disso, é possível que o líquido de arrefecimento esteja baixando mais rápido que o normal.

- Fumaça azul

Caso você veja fumaça azulada saindo do escapamento, pode ser um problema mais grave.

Isso significa que o óleo do motor está sendo queimado na câmara de combustão, levando a sérios problemas no motor, que será danificado por falta de lubrificação.

Geralmente, o problema acontece devido a anéis de pistão desgastados ou quebrados. Ou seja, a fumaça azul indica a necessidade de reparo urgente no motor.

Também é possível que você note o nível do óleo baixando rapidamente.

- Fumaça preta

Apesar de ser normal encontrar fuligem preta na parte interna do escapamento, a fumaça preta indica que a mistura de ar e combustível está muito alta.

Isso significa que o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado, injetando mais combustível do que deveria. Assim, o excesso de combustível entra no escapamento ainda em combustão, formando a fumaça.

O ideal é procurar um mecânico de confiança que realize a limpeza, verifique as velas de ignição e regule o sistema de alimentação.

Além de danificar o motor, a fumaça preta pode indicar um consumo maior de combustível do que deveria.

Como evitar a fumaça no escapamento?

Como muitos problemas relacionados a motores a diesel, a prevenção é sempre a melhor saída.

Por isso, sempre realize revisões periódicas em seu veículo ou gerador, e mantenha os tanques devidamente higienizados. Assim, você pode prever problemas antes que eles se tornem dores de cabeça.

Além disso, o combustível utilizado no abastecimento deve ser de boa qualidade. Procure fornecedores confiáveis, com procedência garantida e qualidade atestada, como a Sol Diesel.

Sol Diesel: combustível de qualidade e entrega rápida

Procurando um fornecedor de confiança? Nós sabemos que a qualidade do combustível é item fundamental para garantir a eficiência do seu trabalho. Por isso, nós trabalhamos ativamente na apuração do diesel com testes de laboratório que certificam sua procedência.

E para realizar o abastecimento em todo o estado de São Paulo, nossa frota possui veículos que se utilizam da melhor tecnologia possível para a redução na emissão de poluentes, com bico de abastecimento, contador de volumes e rastreados via GPS.

A SOL Diesel está preparada para atender qualquer demanda de volume, mesmo que fracionado, nas mais difíceis situações de entrega.

Clique aqui e solicite orçamento!

Continue acompanhando o blog e fique por dentro das notícias do setor e outras informações sobre o óleo diesel!

Leia também: Como fazer a medição de combustível em um tanque?

Ver Comentários

Conteúdos Relacionados

PREENCHA OS DADOS ABAIXO
PARA SOLICITAR SEU ORÇAMENTO